Projeto Vivências é apresentado à comunidade de Cacique Doble

Publicado em 25/11/2015, Por Assessoria de Imprensa

Administração caciquense foi premiada no Prêmio Gestor Público 2015, pelo desenvolvimento do Vivências

O Projeto Vivências, desenvolvido pela Prefeitura de Cacique Doble, indicado pelo Sindifisco e Afisvec entre os vinte melhores do estado, levando certificado de reconhecimento no Prêmio Gestor Público 2015, foi apresentado à comunidade na noite de quarta-feira (18), no Sport Clube Internacional, em Cacique Doble.  A equipe responsável pelo Projeto Vivências, explicou que o projeto é desenvolvido desde 2013, cerca de 15 profissionais trabalham para levar mais informação à comunidade e as escolas, sobre violência contra  crianças e adolescentes, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção, para prevenir e reduzir casos de violência no município.  O público pode conhecer um pouco das ações do projeto, com a premiação da campanha “Bullying, Tô Fora!”, tema escolhido para trabalhar neste ano dentro do projeto Vivências. A campanha buscou chamar a atenção da comunidade caciquense através de teatro, poema, desenhos e música em forma de paródia, todos voltados para o tema bullying - considerado um tipo de violência bastante presente na sociedade.   O prefeito Clairton Pasinato, agradeceu a participação da população no evento e destacou o trabalho das secretarias e a integração das escolas no desenvolvido de um projeto extremamente importante e que deve ser abordado - que é a violência contra criança e adolescente.   "Para nós foi uma oportunidade de podermos mostrar à comunidade a importância das ações do projeto que nos levou a receber o reconhecimento do Prêmio Gestor Público. Nosso muito obrigado as pessoas que estiveram na apresentação, temos certeza que saíram satisfeitas e vendo que vale a pena, que o projeto é uma ferramenta fundamental para dar um basta em um problema que é tão recorrente na sociedade. Quanto as  pessoas que se envolveram para construir o Vivências devem ter nosso apoio e reconhecimento, provavelmente, esse projeto com andamento vai servir de modelo para muitos outros municípios e talvez para o estado. Agradecemos as pessoas que dedicaram um pouquinho do tempo para construir o projeto e conseguiram transmitir através dos alunos e profissionais essa grande mensagem contra a violência em crianças e adolescentes", diz Clairton.  O principal aliado do projeto Vivências é o estudante. E essa parceria é aprovada pela professora Genoveva Reginato Beltrame, que destaca como é conduzido e integrado o projeto nas escolas.  "Me sensibilizou muito o desenvolvimento do projeto. Veio ao encontro das necessidades das escolas, um olhar diferente dos nossos adolescentes e uma reflexão pelos próprios professores junto as suas unidades escolares. Percebi como professora  um envolvimento prazeroso de todos os jovens na construção desse trabalho. Eu quero parabenizar a todos os envolvidos pelo belo trabalho realizado,  e pela importância  dada no dia a dia aos jovens para fortalecer a ação educativa nas nossas escolas", parabeniza a professora. Feliz pelo reconhecimento de um trabalho que já vem sendo desenvolvido há três anos, a secretaria de assistência social, Patrícia Tonial, lembra que o melhor prêmio é ver que o projeto está contribuindo com a comunidade.

"O reconhecimento é pelo trabalho humano, principalmente pelos atores sociais que trabalham junto com a comunidade caciquense. Todos os envolvidos são os principais beneficiados, porque é no dia a dia que você acolhe, conversa, discute, estuda, e isso normalmente não é visto a olhos nus. É um trabalho que vem passo a passo, os benefícios são poucos, mas é muito gratificante. A maior beneficiada é a comunidade caciquense. Hoje, a rede de proteção está muito mais fortalecida, a comunidade reconhece a quem recorrer em caso de uma suspeita identificação de violência. Quem estava presente nesta apresentação pode sentir que temos um presente maravilhoso, porque começa com os desenhos desde o jardim de infância e vai ao ensino médio com um esquete teatral que enfoca exatamente o que acontece em todas as escolas do país", fala a secretária.