Cirenor movimenta mais de 1,2 milhão, no primeiro ano de serviços aos consorciados

Publicado em 30/11/2015, Por Assessoria de Imprensa

Consórcio iniciou em maio e tem o objetivo de oferecer remédios com preços mais acessíveis e agendamentos de consultas e exames com mais rapidez

O Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste do RS (Cirenor), movimentou mais de R$ 1,2 milhão em repasses de medicamentos e materiais,  e na realização de consultas e exames especializadas, desde maio - mês que iniciou ativamente os trabalhos até o mês de novembro -, para 17 municípios de abrangência da Amunor cadastrados.

O consórcio que tem o objetivo de fornecer consultas e exames especializados com mais agilidade em agendamentos e remédios com valores mais acessíveis para Secretarias de Saúde, está tendo maior adesão, no começo eram 5, hoje, dos 18 municípios apenas o município de Santa Cecília do Sul não adere os programas do Cirenor.

Para ampliar os serviços oferecidos pelo Cirenor, na tarde desta sexta-feira (27), aconteceu na Câmara de Vereadores de Sananduva, uma reunião com o presidente do Cirenor e prefeito de Cacique Doble, Clairton Pasinato, funcionários do consórcio, e secretários da saúde consorciados, para debater a readequação de valores de consultas e exames que não tem profissionais cadastrados e realizar uma avaliação dos serviços ofertados.

"Precisamos fazer a readequação de alguns valores de serviços especializados, elevar alguns valores que não tem nenhum profissional cadastrado. Acrescentar alguns procedimentos que não são feitos para que nós possamos dar mais condições as secretarias que trabalham conosco no agendamento dos serviços", explica Clairton.

Durante a reunião foi realizada uma avaliação dos serviços oferecidos nesses mais de 7 meses, e para os secretários da saúde o Cirenor só veio a contribuir positivamente na área da saúde, melhorando a qualidade e fiscalização nos atendimentos .

"Bom perceber que a avaliação dos secretários de saúde é positiva, todas as pessoas presentes consideraram válido o trabalho e destacaram a importância e facilidade de trabalhar com o consórcio. Me surpreende essa avaliação positiva, porque nós tínhamos um medo nesse primeiro ano de que esse trabalho não fosse pródigo. Mas está valendo a pena, e é muito bom ouvir dos secretários  que esse trabalho deve continuar", destaca Pasinato.

Segundo o presidente do Cirenor, são oferecidos vários procedimentos que facilitam o andamento do trabalho nas Secretarias da Saúde, e cada uma pode escolher com qual programa quer trabalhar, não interferindo na contratação de consultas especializadas fora do consórcio, desde que o valor seja menor.

"Todos os municípios são associados, mas cada projeto ou programa desenvolvido existe uma liberdade para que os municípios façam a adesão ou não. Hoje, oferecemos medicamentos, consultas especializadas e exames, e nós temos uma média de 12 municípios que trabalham com todos esses programas, outros optaram em trabalhar apenas com medicamentos ou com consultas e exames. Mas com o passar do tempo, acredito que os municípios percebendo a importância que tem o consórcio na Secretaria da Saúde, irão ver as vantagens na facilidade de agendamentos e preços melhores, e todos vão passar a trabalhar com o Cirenor", diz o presidente.