Publicado em 13/03/2025, Por Assessoria de Imprensa
Roda de conversa incentivou a empatia e a reflexão sobre o bullying, onde os alunos compreenderam a importância de um ambiente escolar acolhedor
A Secretaria Municipal de Educação de Cacique Doble está desenvolvendo um projeto fundamental para a prevenção ao bullying e cyberbullying nas escolas do município. O “E Se Fosse Com Você” surgiu a partir de um mapeamento escolar que identificou essa demanda como uma das mais recorrentes entre os alunos. Nesta quinta-feira, 13 de março, a ação foi realizada com os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ivone Salete Peruzzolo Demartini.
Durante a atividade, foi promovida uma roda de conversa, na qual os estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências sobre situações de violência vivenciadas dentro e fora da escola. Segundo a assistente social da Secretaria de Educação, Luvenis Fanciosi, através da escuta ativa, os alunos puderam falar sobre episódios de violência no ambiente escolar e refletir sobre a importância de cultivar um espaço de paz e acolhimento. “Trabalhamos a empatia por meio de dinâmicas que os fizeram se colocar no lugar do outro. Muitos perceberam que certas atitudes não são aceitáveis e relataram mudanças de comportamento que desejam adotar", explica Luvenis Fanciosi.
A iniciativa atende à Lei 14.811/2024, que alterou o Código Penal para determinar o bullying como crime passível de punição. Com isso, o tema passou a ser trabalhado de forma contínua e preventiva nas escolas. O projeto envolve alunos do 1º ao 9º ano com abordagens diferenciadas para cada faixa etária. O programa foi iniciado em 2023 e tem como objetivo promover um ambiente escolar mais acolhedor e seguro, incentivando o respeito e a empatia entre os estudantes.
Durante a atividade com os alunos da Escola Ivone Salete Peruzzolo Demartini, foi lançado um concurso para a escolha do mascote do projeto, em que os estudantes, com o apoio da professora de Artes, farão ilustrações representando a temática do respeito e da inclusão. Uma comissão avaliará os desenhos e elegerá aquele que melhor expressar a mensagem do projeto. Além disso,também foi reforçada a nova legislação que trata do bullying e cyberbullying como crimes.
Conforme a assistente social, os alunos demonstraram grande interesse pelo tema e muitos assumiram o compromisso de mudar atitudes no dia a dia, além de relatarem casos de colegas que sofrem com o problema. “Foi um momento muito enriquecedor. Os alunos refletiram sobre a importância de respeitar o próximo e entenderam que a escola deve ser um ambiente de harmonia. Esse é um trabalho preventivo e contínuo, que seguirá ao longo do ano com novas atividades em todas as escolas municipais”, conclui Luvenis Fanciosi.
Próximos encontros
O próximo encontro do projeto acontecerá na quarta-feira, dia 19 de março, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Belmiro José Granzotto, localizada na comunidade da Consoladora.
Outras fotos: