Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Cacique Doble terá monitoramento do Aedes aegypti com ovitrampas


Publicado em 01/04/2025, Por Assessoria de Imprensa

Nova estratégia da Vigilância Ambiental auxiliará no controle e combate ao mosquito  aedes aegypti

Nos próximos dias, será dado início a um novo trabalho da Vigilância Ambiental de Cacique Doble: as ovitrampas, que consiste em um método que foi desenvolvido pelo Ministério de Saúde para implementar novas estratégias integradas de monitoramento e controle do aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya

Como explica a Agente de Combate à Endemias e responsável pela Vigilância Ambiental, Neide Bacchi, as ovitrampas são armadilhas compostas por um pote escuro igual vaso de planta, com água e uma paleta de Eucatex, onde a fêmea do mosquito irá colocar os ovos. Posteriormente, essas armadilhas serão coletadas e é feita a identificação e contagem dos ovos de Aedes. “A partir disso, é possível calcular a densidade da população do mosquito no município e quais os locais de maior proliferação, nesses locais serão concentradas as ações de combate”, comenta ela.

Segundo ela, esse método é semelhante ao trabalho que era realizado há algum tempo no município, onde foram instalados pneus cortados com água, em alguns locais da cidade, como residências e comércios. “Na época, as visitas eram feitas semanalmente e o objetivo era coletar as larvas e enviar para análise a fim de identificar a presença do aedes aegypti. A partir da primeira amostra positiva o município foi considerado infestado e essas armadilhas foram desativadas”, relembra a agente. 

A quantidade de armadilhas de ovitrampas é pré-estabelecida pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde e serão distribuídas estrategicamente por toda a cidade, em residências e comércios previamente selecionados. “O proprietário do imóvel será convidado a ceder um pequeno espaço para instalação da armadilha e ficará responsável pelo cuidado da mesma enquanto estiver em sua propriedade”, orienta Neide. 

Para a eficácia dessa atividade a Secretaria Municipal de Saúde convida todos a receber bem o agente de combate endemias e a colaborar com esse trabalho que é fundamental para a redução do risco de transmissão das arboviroses no município.

Foto: Neide Bacchi

 



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp