Publicado em 11/04/2025, Por Assessoria de Imprensa
Coordenada pela primeira-dama e secretária Juliane Pasinato, secretaria tem atendimentos voltados à garantia dos direitos e ao fortalecimento de vínculos
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacique Doble fecha os primeiros 100 dias de gestão com uma atuação marcada pelo acolhimento, proximidade com a comunidade e uma abordagem humanizada frente às diversas demandas sociais do município. Sob a coordenação da primeira-dama e secretária Juliane Pasinato, a Assistência Social segue comprometida com a garantia de direitos, a promoção da dignidade e o cuidado com as pessoas, fortalecendo vínculos e promovendo o bem-estar de quem mais precisa.
No período de janeiro a março de 2025, a Secretaria realizou mais de 450 atendimentos diretos, contemplando solicitações de auxílio habitacional, entrega de cestas básicas, demandas emergenciais e sociais variadas. O mês de janeiro registrou mais de 100 atendimentos, fevereiro contou com 90 atendimentos diretos e 45 demandas específicas, e março fechou com 122 atendimentos diretos e 72 relacionados a habitação e benefícios assistenciais.
Além dos atendimentos presenciais, a secretaria esteve envolvida em ações externas e articulações regionais. Entre os destaques estão as reuniões com os agentes de saúde da cidade e do interior, bem como os encontros com a Casa de Acolhimento Santa Rita de Cássia, além de visitas domiciliares a instituições como Casa Novo Tempo (Barracão) e Bella Vitta (Passo Fundo), fortalecendo vínculos e acompanhamentos com famílias em situação de vulnerabilidade.
O setor do Cadastro Único, porta de entrada para diversos programas sociais, também teve atuação constante: foram 28 atendimentos em janeiro, 24 em fevereiro e 32 em março, além de inúmeras visitas domiciliares realizadas no período.
No CRAS, os números reforçam a intensidade do trabalho da equipe: foram 458 atendimentos particularizados e, 52 visitas domiciliares. Atualmente 53 famílias são acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Os grupos do PAIF já tiveram três encontros de acompanhamento neste início de ano.
Dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também foram promovidos três encontros com crianças, três com adolescentes e sete encontros com o grupo de idosos Conviver, que continuam sendo espaços importantes de escuta, socialização e fortalecimento comunitário.
Além das ações sociais, a secretaria ficou responsável pela organização do evento do Dia da Mulher, realizado em 22 de março, que reuniu mulheres do município em um momento de celebração, integração e valorização.
Para a secretária Juliane Pasinato, apesar da equipe reduzida, o foco da gestão tem sido manter a dinamicidade e a sensibilidade necessárias para responder com agilidade às demandas da comunidade. “A Assistência é uma secretaria que contempla muitos serviços e exige um trabalho focado e rápido. Mesmo com equipe enxuta, conseguimos alcançar bons resultados graças ao comprometimento dos servidores e ao diálogo com a comunidade. Estamos apenas começando, mas já é possível sentir o impacto positivo das ações”, avalia, comentando que, para os próximos meses, o objetivo é ampliar os atendimentos, fortalecer parcerias e garantir que nenhuma família fique sem acolhimento e apoio no município.
Outras fotos: