Publicado em 17/04/2025, Por Assessoria de Imprensa
Com três casos confirmados em menos de 10 dias, comunidade é convocada a ampliar o cuidado com locais que podem se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti
A Vigilância Ambiental de Cacique Doble emitiu um novo alerta à população após o registro de três casos confirmados de dengue no município em menos de 10 dias. A situação acende um sinal de atenção e reforça a necessidade do engajamento de toda a comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Com o clima atual — marcado por dias quentes e chuvas frequentes — o ambiente se torna ainda mais propício para a reprodução do mosquito, cujo ciclo, do ovo ao adulto, leva em média apenas 7 dias. Por isso, é fundamental que semanalmente cada morador realize uma vistoria em sua casa, pátio ou estabelecimento, a fim de identificar e eliminar possíveis focos.
A agente de combate às endemias e responsável pela Vigilância Ambiental, Neide Bacchi, alerta que muitos dos criadouros estão dentro das próprias residências. “Todo e qualquer objeto que acumule água pode se tornar um criadouro do Aedes aegypti. Por isso, é essencial manter a atenção redobrada. A prevenção começa dentro de casa e depende do compromisso de cada cidadão”, reforça Neide.
Os principais locais que merecem atenção, segundo ela, são potes de água de animais, tanto dentro quanto fora de casa; calhas obstruídas ou desniveladas; lonas e plásticos descartados ou usados como cobertura; pneus com água parada; caixas d’água, tonéis, baldes e outros recipientes usados para armazenar água da chuva; pratos de vasos de flores e plantas como bromélias; piscinas sem manutenção; brinquedos deixados ao ar livre; além de ralos e vasos sanitários em desuso.
A Vigilância Ambiental também lembra que a responsabilidade pela limpeza e cuidados com imóveis, sejam eles residenciais, comerciais ou terrenos baldios, é inteiramente dos proprietários. “Precisamos da colaboração da população. Em caso de dúvidas ou denúncias de locais com possíveis focos, os moradores podem entrar em contato com a equipe da Vigilância”, finaliza a agente.
Outras fotos: