Consulta Popular 2017/2018 será na próxima semana

Publicado em 28/07/2017, Por Assessoria de Imprensa

Reduzir a desigualdade regional e planejar a Consulta Popular 2017/2018 foram os temas da reunião realizada nesta semana entre o governador José Ivo Sartori, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, e o presidente do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do RS (Coredes), Paulo Roberto Fernandes.

O governo gaúcho tem uma votação anual chamada Consulta Popular, em que todos os eleitores podem eleger quais obras, projetos ou demandas serão contempladas. Está nas mãos de cada um o poder de decidir onde serão investidos recursos determinantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Para 2018, serão destinados R$ 60 milhões, para serem divididos entre todas as 28 regiões do Estado. A votação ocorre nos dias 1, 2 e 3 de agosto e poderá ser feita pelo site da Consulta Popular, ou presencialmente em locais definidos por representantes dos Coredes e dos Comudes ou ainda por SMS.

Tenha em mãos o número do seu título de eleitor

Neste ano de 2017 a votação ocorre nos dias 01, 02 e 03 de agosto em todo o Estado, por meio de voto secreto. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.

Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do título de eleitor. Caso não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet, permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como votar:

- Pelo site da Consulta Popular;

- Presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes;

- Via SMS para o número 29000, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10).

Cédula de votação (prioridades)

Votação de Demandas – Nordeste (Cacique Doble)

Programas - Escolha apenas uma das opções

1 - OBRAS: Implementação de usina asfáltica consorciada da Região do Corede Nordeste - Aquisição de equipamentos;

2 - DESENVOLVIMENTO RURAL: Apoio às agroindústrias familiares - estratégia regional econômica - Apoio à agroindústria familiar;

3 - AGRICULTURA: Apoio à melhoria da sanidade animal do gado leiteiro - Apoio às cadeias produtivas do leite, pecuária de corte, ovinocultura e suinocultura;

4 - DESENVOLVIMENTO RURAL: Ampliação e melhoria do Sistema de Abastecimento de Água - Apoio à ampliação da infraestrutura rural;

5 - SAÚDE: Atenção à saúde básica - Aquisição de veículos para transporte sanitário (ambulâncias, vans, veículos leves);

6 - SEGURANÇA PÚBLICA: Estruturação de Central Regional de Videomonitoramento Urbano – Videomonitoramento.

Os projetos que obtiverem mais votos farão parte do orçamento do estado, por isso o envolvimento de todos é importante.