Publicado em 08/05/2025, Por Assessoria de Imprensa
Ao todo, 60 profissionais da rede municipal de educação foram capacitados nesta quinta-feira, dia 08 de maio
Quando se trata de emergências médicas, cada segundo é crucial. Com o objetivo de capacitar os profissionais da educação para atuarem com agilidade e segurança em situações de emergência, a Secretaria Municipal de Educação de Cacique Doble promoveu um importante treinamento teórico e prático sobre Primeiros Socorros, voltado aos professores da rede municipal de ensino.
A capacitação foi realizada no Salão Paroquial, nesta quinta-feira, dia 08 de maio, com dois grupos de 30 participantes, totalizando 60 profissionais treinados. O curso teve carga horária de 4 horas por grupo, sendo um grupo atendido no turno da manhã e o outro à tarde.
A formação foi ministrada por Danusa Mara Reche, tecnóloga em segurança do trabalho, técnica em enfermagem e socorrista, por meio da empresa DMS.O conteúdo programático abordou desde os fundamentos do atendimento pré-hospitalar até técnicas específicas como manobra de Heimlich e imobilizações em casos de traumas.
Durante o treinamento, os professores aprenderam a reconhecer sinais de urgência e agir corretamente em casos como engasgos, convulsões, quedas, hemorragias, fraturas, síncopes, traumatismos cranianos, entre outras situações.
Sobre a Lei Lucas
A capacitação atende às exigências da Lei nº 13.722/2018, conhecida como “Lei Lucas”, que torna obrigatória a formação em Primeiros Socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas da educação básica e infantil.
A lei foi criada em memória de Lucas Begalli Zamora, de apenas 10 anos, que faleceu em 2017 após engasgar comendo cachorro quente durante um passeio escolar, sem que os primeiros socorros adequados fossem prestados. Desde então, o propósito da Lei Lucas é garantir que educadores estejam preparados para agir com eficácia em situações que envolvam riscos à vida dos estudantes.
Fotos: Emerson Silva e Juliana Mikeli Peruzzolo
Outras fotos: