Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Caminhada “Faça Bonito” mobiliza comunidade em prol da proteção de crianças e adolescentes


Publicado em 22/05/2025, Por Assessoria de Imprensa

Na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, a cidade de Cacique Doble foi palco de uma importante mobilização social: a Caminhada “Faça Bonito”. A ação, que integra a campanha Maio Laranja, reuniu estudantes, professores, profissionais da rede de proteção e autoridades locais em um ato simbólico e consciente pelo enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A caminhada teve início às 8h30min, em frente à Igreja Matriz, e seguiu até o Palanque Oficial, onde autoridades e representantes da rede de proteção fizeram pronunciamentos reforçando a importância do tema. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, o evento foi marcado pelo compromisso coletivo em proteger a infância e garantir o direito ao desenvolvimento seguro e digno.

O prefeito Márcio Caprini destacou a importância do envolvimento da comunidade e das instituições na causa. “A rede de proteção precisa ser forte e constante. O combate à violência sexual contra crianças e adolescentes não pode acontecer apenas no mês de maio, mas deve ser uma ação contínua e comprometida durante todo o ano”, disse.

A atividade também contou com a fala da assistente social Luvenis Franciozi e da psicóloga educacional Égie Maria Stangerlin, que fizeram parte da organização do evento, ressaltando o papel da conscientização como ferramenta de transformação. 

 

A campanha

O Maio Laranja é uma campanha de conscientização voltada à proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual. A cor laranja simboliza energia, alerta e esperança, refletindo o desejo de transformar essa dura realidade. O movimento reforça que proteger é dever de todos — escola, família, poder público e sociedade — e que o abuso e a exploração sexual deixam marcas profundas e irreversíveis na vida de uma criança.

A campanha convoca todos a estarem atentos aos sinais, a oferecerem apoio às vítimas e a agirem com responsabilidade. Aos alunos, é reafirmado o direito à infância segura e digna, e aos educadores, o reconhecimento por seu papel essencial na prevenção e no cuidado diário. As autoridades são chamadas a garantir políticas públicas eficazes e segurança nos ambientes frequentados por crianças.

Mais do que uma ação pontual, a mobilização encerrou com um forte apelo à continuidade do movimento: que a caminhada não se limite a uma manhã de maio, mas que se transforme em uma jornada permanente de vigilância, prevenção e ação. O Maio Laranja é um compromisso coletivo permanente, um grito por justiça, proteção e dignidade para todas as crianças e adolescentes.

Os canais de denúncia são o Disque 100, Conselho Tutelar, delegacias locais e a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Fotos: Juliana Mikeli Peruzzolo

 



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp