Publicado em 05/06/2025, Por Assessoria de Imprensa
Reflexão, atividade de campo e diálogo com a comunidade marcaram o encontro promovido pelo CRAS no dia 26 de maio
Os adolescentes integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de uma importante ação de conscientização do Maio Laranja, mês dedicado à luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade realizada no dia 26 de maio, ocorreu nas dependências do CRAS de Cacique Doble, com a presença dos três grupos de adolescentes, somando 21 participantes, sob coordenação das técnicas Emília Dal Moro e Elisamara Dal Moro.
O encontro teve início com uma reflexão coletiva sobre o tema Maio Laranja, com foco especial nas violências que ocorrem na internet, um ambiente cada vez mais presente na vida dos adolescentes e onde, muitas vezes, os perigos são subestimados. As técnicas conduziram o debate com o objetivo de alertar os jovens sobre comportamentos de risco, formas de proteção e a importância do diálogo e da informação como ferramentas de prevenção.
Em seguida, os adolescentes foram divididos em dois grupos e realizaram uma atividade de campo, indo às ruas e estabelecimentos da cidade para conversar com a população sobre o tema. Eles distribuíram cartões com bombons e a frase: “O seu corpo é um tesouro, proteja com amor”, convidando os adultos abordados a conversarem com crianças ou adolescentes e repassarem a mensagem, incentivando o cuidado e a proteção no ambiente familiar e social.
Ao retornarem ao CRAS, os participantes construíram um cartaz coletivo, reunindo as frases e percepções que ouviram nas ruas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. A atividade proporcionou uma reflexão crítica sobre o conhecimento da comunidade em relação ao tema, reforçando a importância de ações educativas e preventivas.
Fotos: Divulgação
Outras fotos: