Publicado em 24/06/2025, Por Assessoria de Imprensa
No local onde será construída a ponte, o prefeito Marcio Caprini e o engenheiro responsável pela elaboração do projeto, puderam verificar detalhes técnicos
Uma demanda antiga da Comunidade Nossa Senhora das Graças será atendida. Na manhã desta terça-feira, 24 de junho, o prefeito Márcio Caprini realizou a primeira visita técnica ao local onde será construída uma nova ponte rodoviária. Acompanhado pelo engenheiro Lauson Serafini, responsável pelo projeto, o prefeito avaliou o terreno e conversou com o engenheiro sobre as necessidades da nova estrutura, que será projetada para atender de forma segura e eficiente os moradores e produtores rurais da região.
Segundo o prefeito, a visita teve como objetivo identificar o local de implantação da ponte, observando as condições do terreno e os aspectos técnicos que nortearão a elaboração do projeto. “Essa é uma demanda antiga da comunidade. O local tem um acesso difícil e a ponte atual já não atende às necessidades. A nova estrutura será mais larga, moderna e feita com material de qualidade, garantindo segurança e mobilidade para os moradores e produtores”, afirma Marcio Caprini.
A obra
A obra será realizada com recursos obtidos por meio da Defesa Civil estadual, após tratativas da gestão municipal para reaver investimentos voltados à melhorias em infraestrutura e em ações de resposta e restabelecimento pelas prefeituras municipais em Situação de Emergência.
Neste primeiro momento, a contratação da empresa especializada prevê a elaboração do Projeto Básico para uma ponte rodoviária de Classe 36T, com dimensões aproximadas de 8 metros de comprimento, 6 metros de largura e 5 metros de altura. A estrutura será implantada em um ponto estratégico que dá acesso à ERS-343, reforçando a importância da obra para a mobilidade e o desenvolvimento econômico local.
Nos próximos 30 dias, a empresa responsável realizará o levantamento topográfico georreferenciado da área, elaboração dos projetos arquitetônico e estrutural da ponte, memorial descritivo com especificações técnicas, planilha orçamentária, cronograma físico-financeiro da execução, dentre outras ações que contemplam o projeto. Também será emitida a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao CREA/RS. Após essa fase de elaboração e aprovação do projeto, o Governo Municipal avança para a fase de contratação de empresa para a execução da obra.
Fotos: Emerson Silva
Outras fotos: