Publicado em 10/07/2025, Por Assessoria de Imprensa
Iniciativa faz parte do projeto “E se fosse com Você?” e contemplou um mascote para cada turma
A empatia e o respeito agora têm formato, cores e nome na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ivone Salete Peruzollo Demartini. Por meio do projeto “E se fosse com Você”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, os alunos do 4º e 5º ano participaram de um momento especial e cheio de significado: a criação e escolha dos mascotes da empatia.
O desafio era criar personagens que representassem os valores de acolhimento, escuta, união e combate ao bullying. Com criatividade e sensibilidade, os estudantes deram vida a mascotes únicos, que agora vão acompanhar as turmas ao longo do ano, levando importantes mensagens para dentro e fora da sala de aula.
A escolha dos mascotes foi feita por uma comissão de professores isentos, garantindo total transparência no processo. Os criadores dos quatro mascotes selecionados foram premiados com um kit escolar oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, e todos os alunos participantes foram reconhecidos pelo envolvimento e dedicação.
Conheça os mascotes e seus criadores:
Zé Bolinha – Daniel da Luz Carvalho Luck Contra o Bullying – Lucas Fagion da Silva Bilu Bilu – Ana Clara Pasinato Caprini Bingo Lingo Contra o Bullying – Laura Beatriz de Paula
Conforme a coordenadora do projeto, a assistente social Luvenis Franciozi, além de fazerem parte do cotidiano escolar, os mascotes também poderão ser levados para casa, fortalecendo os laços entre escola e família por meio de atividades que incentivam o diálogo e o respeito dentro de casa.
Segundo ela, o projeto, que contou com o apoio da direção, coordenação e professores da escola, reforça o compromisso da rede municipal de ensino em formar alunos conscientes, empáticos e preparados para uma convivência mais harmoniosa.
Fotos: Divulgação
Outras fotos: