Publicado em 16/07/2025, Por Assessoria de Imprensa
Formação realizada de 14 a 16 de julho teve como foco a implantação de pontos de venda e reuniu os participantes do programa
Mais uma etapa do Programa de Turismo Rural de Cacique Doble foi finalizada nesta quarta-feira, dia 16 de julho, com a formação “Implantação de ponto de vendas de produtos agroalimentares e artesanato”, ministrada pela professora Aline Moraes, instrutora do Senar/RS. A capacitação, com carga horária de 24 horas, iniciou na segunda-feira, dia 14 de julho e reuniu os produtores locais que participam da formação.
O curso, realizado na sede do Sintraf de Cacique Doble, reforçou a importância da vinculação entre a produção rural e a roteirização turística, buscando agregar valor aos produtos locais e preparar os empreendedores para receber visitantes com qualidade e identidade regional.
Segundo a instrutora Aline Moraes, essa etapa foi fundamental para preparar os participantes a explorarem os potenciais turísticos e produtivos do município. “Trabalhamos muito a qualificação da produção e a conexão com o turismo. O roteiro turístico que está sendo construído em Cacique Doble será integrado a uma rota regional, o que amplia a visibilidade e fortalece o turismo, destacando os potenciais do município”, destaca.
Programa de Turismo Rural
O Programa de Turismo Rural do Senar/RS tem como objetivo identificar e implantar negócios ambientalmente corretos e sustentáveis, respeitando as vocações das famílias produtoras e promovendo a diversificação e o aumento da renda nas propriedades. A iniciativa é desenvolvida pelo Governo Municipal de Cacique Doble, em parceria com o Senar/RS, e conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José do Ouro e do Sindicato da Agricultura Familiar de Cacique Doble.
Iniciado em 2024, o programa já ofereceu diversos módulos de formação, abordando temas como acolhida no meio rural, planejamento de pousadas, roteiros e trilhas ecológicas, além de gastronomia típica. Os participantes são incentivados a transformar suas propriedades em locais de visitação com foco em hospitalidade, produção artesanal, sustentabilidade e valorização cultural.
Com o roteiro turístico que está em fase de estruturação, será possível buscar recursos estaduais e federais para melhorias na infraestrutura turística, como sinalização, acessos, capacitações e promoção do destino. Para a instrutora Aline, Cacique Doble tem diferenciais. “Podemos destacar a diversidade local como ponto forte. Temos a mistura étnica, a produção artesanal qualificada e a natureza exuberante, isso não existe em todos os lugares”, diz ela.
Próxima etapa
O próximo módulo do programa já tem data marcada: será realizado nos dias 9, 10 e 11 de setembro, com foco em roteiros, trilhas e caminhadas, ampliando ainda mais o leque de possibilidades para o turismo rural no município.
Fotos: Emerson Silva
Outras fotos: