Publicado em 21/07/2025, Por Assessoria de Imprensa
Tema deste ano marca os 20 anos do SUAS e propõe reflexões sobre construção, proteção social e resistência
Um importante momento de escuta, participação cidadã e construção coletiva das políticas públicas de assistência social será vivido no dia 13 de agosto, quando será realizada a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cacique Doble. Realizada a cada dois anos, a conferência é um espaço democrático e fundamental para que usuários, trabalhadores do SUAS, entidades, conselheiros e representantes do poder público possam avaliar, debater e propor melhorias no sistema de proteção social do município.
Promovido pelo Governo Municipal de Cacique Doble, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o evento acontecerá das 8h às 16h, no Sport Club Internacional, e contará com a presença da assistente social Mônica Pivotto Zanin, que conduzirá a palestra central da conferência que tem como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.
Conforme a secretária de Assistência Social, Juliane Pasinato, a Conferência é um momento de diálogo entre governo e sociedade, onde todos têm a oportunidade de contribuir para a construção de políticas públicas mais justas e efetivas. “Convidamos toda a comunidade a participar desse espaço democrático, que valoriza a escuta e a atuação coletiva em prol da assistência social de qualidade”, destaca.
Segundo ela, neste ano, o evento ganha um significado especial ao celebrar os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), um marco na consolidação de uma política pública que garante direitos, promove inclusão e fortalece os vínculos comunitários. “Refletir sobre essa trajetória e projetar os próximos passos é essencial para enfrentar os desafios atuais com compromisso, resistência e solidariedade”, frisa a secretária.
A programação foi cuidadosamente planejada para proporcionar um espaço de escuta, participação e construção coletiva. “A participação de representantes da sociedade civil, trabalhadores da assistência social, usuários do SUAS, conselheiros e demais cidadãos é fundamental para fortalecer a política pública de assistência social em Cacique Doble”, convida a secretária de Assistência Social.
Durante o evento, os participantes poderão discutir os principais desafios e avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de propor melhorias e eleger os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.
Programação
8h: credenciamento, acolhimento e recepção dos participantes
9h: abertura oficial da Conferência
10h: apresentação cultural
10h30min: apresentação do tema central e da programação, introdução aos 5 eixos temáticos
11h30min às 13h: intervalo para almoço
13h: dinâmica inicial, divisão dos grupos de trabalho, discussão e elaboração das propostas preliminares
14h: plenária final com a apresentação das propostas dos eixos
14h30min: votação das propostas e deliberações, com a votação das propostas apresentadas
15h: eleição de delegados para a Conferência Estadual
15h30min: encaminhamentos finais
16h: encerramento oficial da Conferência
Outras fotos: