Publicado em 23/07/2025, Por Assessoria de Imprensa
Mais de 70 pessoas participaram da ação realizada nesta quarta-feira, 23 de julho, na ESF São Luiz Rei e no quiosque em frente à Secretaria Municipal de Saúde
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado e, na maioria das vezes, evoluem de forma silenciosa, sem apresentar sintomas nas fases iniciais. Elas podem causar complicações graves se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo. Com o objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dessas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde de Cacique Doble realizou nesta quarta-feira, dia 23 de julho, o Dia D de combate às Hepatites Virais.
A ação atuou diretamente com a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças silenciosas, mas que podem causar sérias complicações se não forem tratadas adequadamente. As atividades foram realizadas na unidade de saúde ESF São Luiz Rei e no quiosque em frente à Secretaria Municipal de Saúde, com atuação da equipe da ESF Centro.
Ao todo, 41 pacientes receberam atendimento na cidade e outros 35 na unidade de São Luiz, onde foi possível realizar gratuitamente testes rápidos para Hepatites B e C, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar (HGT) e orientações de saúde com os profissionais da área. Na oportunidade, também foram feitos testes de sífilis e HIV. Após os testes rápidos, cada paciente já recebeu as devolutivas e os encaminhamentos necessários.
Hepatites Virais
Conforme dados do Ministério da Saúde, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.
As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão.
Fotos: Alessandra Pasinato e Emerson Silva
Outras fotos: