Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Formações pedagógicas fortalecem a prática docente


Publicado em 24/07/2025, Por Assessoria de Imprensa

Professores da Rede Municipal de Ensino de Cacique Doble participaram de capacitações com foco em inovação, encantamento e o brincar na infância

Enquanto os alunos aproveitam o recesso escolar, os professores da Rede Municipal de Ensino de Cacique Doble seguem se dedicando à formação continuada. Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma série de formações pedagógicas, com temas direcionados para cada etapa da educação, buscando atualizar práticas, renovar metodologias e valorizar o papel do educador.

A proposta da Secretaria é justamente aproveitar esse período para promover momentos de aprendizagem e troca de experiências entre os profissionais da educação, proporcionando conteúdos relevantes, dinâmicos e com aplicabilidade prática no cotidiano das salas de aula. As formações fortalecem o compromisso com uma educação de qualidade, humanizada e inovadora, sendo parte de um planejamento contínuo de valorização dos profissionais da educação e de construção de práticas pedagógicas alinhadas às reais necessidades dos alunos.

Inovação e metodologias ativas

Na segunda-feira, dia 21 de julho, os professores dos Anos Iniciais e Finais participaram de uma formação com a professora Me. Jaqueline Gugel, com o tema "Metodologias Ativas e Inovações Pedagógicas". O encontro abordou a importância das habilidades da BNCC, da Taxonomia de Bloom e da aplicação de metodologias ativas para tornar o ensino mais significativo e atrativo.

Durante a formação, os docentes conheceram e praticaram o uso de ferramentas digitais como Merge Paper Cube, Mozaik, ChatGPT, LionStudio e Google Earth, explorando como esses recursos podem ser utilizados nos diferentes componentes curriculares. Cada professor recebeu planos de aula exemplificando o uso dos aplicativos e modelos de devolutivas e avaliações. O objetivo foi mostrar que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na construção do conhecimento quando aplicada com intencionalidade pedagógica.

Encantamento na escola

Na manhã de terça-feira, dia 22 de julho, todos os professores da rede participaram da palestra com a professora e musicoterapeuta Aline Morigi, com o tema “Uma escola de encantamento é possível?”. A formação convidou os educadores a refletirem sobre o papel da escola como um lugar que acolhe, encanta e desperta emoções.

Aline destacou que educar vai além de boas regras: exige bons ambientes e práticas que tocam o coração dos alunos. Ela abordou o uso da música como recurso para acalmar, conectar e envolver os estudantes, além da importância de resgatar memórias afetivas da infância como forma de gerar vínculo e confiança em sala de aula. Segundo ela, é preciso recuperar o sentir através da ludicidade, da literatura e das artes.

Brincar e desenvolvimento infantil

No turno da tarde do mesmo dia, a formação foi voltada exclusivamente aos professores da Educação Infantil, também com condução da professora Aline Morigi. O tema abordado foi “O brincar e as intervenções precoces na infância”, destacando que o brincar é um elemento estruturante do desenvolvimento infantil, fundamental para as funções psíquicas.

A palestrante chamou atenção para práticas essenciais nos primeiros anos de vida, como o uso de cantigas de ninar, o "manhês", o contato afetivo e o acalanto. Ela também alertou para os perigos do uso excessivo de telas antes dos três anos, que pode contribuir para o surgimento de diagnósticos como TDAH e autismo. A proposta foi reforçar o papel da escola como espaço de desenvolvimento integral e acolhimento, onde o brincar é ferramenta de aprendizagem e expressão.

Fotos: Juliana Mikeli Peruzzolo

 



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp