Publicado em 04/08/2025, Por Assessoria de Imprensa
Cerca de 26 estudantes do Ensino Fundamental participam do programa, que oferece metodologia acessível e oportunidade de transformação
A educação transforma vidas e a noite desta segunda-feira, dia 4 de agosto, marcou um novo recomeço para 26 alunos de Cacique Doble, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São José do Ouro e Machadinho que deram início a um novo ciclo de estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Centralizada em Cacique Doble, a turma do EJA é fruto de um convênio entre os municípios envolvidos, que une esforços para ampliar o acesso à educação para jovens e adultos que, por diferentes razões, não concluíram o Ensino Fundamental na idade adequada.
Além de possibilitar a conclusão dos estudos, o programa abre portas para novas oportunidades no mercado de trabalho, concursos públicos e projetos de vida pessoais. A abertura das aulas foi marcada por um momento especial de acolhimento, com a presença do prefeito Marcio Caprini, autoridades municipais, direção escolar e equipe pedagógica.
O evento contou com a participação da diretora da Escola Sylvio Dal Moro, Tania Tonieto, da responsável interina pela Secretaria Municipal de Educação, Suzana Mezzalira, da formadora da equipe de professores da EJA, Daiane Tonieto, e da gestora e supervisora do EJA Municipal, Juliana Mikeli Peruzzolo. Juntos, eles celebraram a determinação dos estudantes que, em muitos casos, estão retomando os estudos depois de anos afastados da sala de aula.
Segundo a gestora e supervisora do EJA Municipal, as aulas serão realizadas na Escola Sylvio Dal Moro, no período noturno, com encontros presenciais nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, e atividades online às quartas-feiras. “A metodologia é acessível, flexível e adaptada à realidade dos alunos. Queremos garantir não apenas o ensino de qualidade, mas também a inclusão de todos que buscam essa oportunidade”, destacou.
Educação que transforma
Durante a abertura, o prefeito Marcio Caprini ressaltou a importância do projeto e valorizou o esforço dos participantes. “Temos aqui alunos de vários municípios, e isso mostra a relevância desse programa. Investir em educação é investir no que ninguém pode tirar: o conhecimento. Quero agradecer à Escola Sylvio Dal Moro pela parceria e parabenizar cada aluno pela persistência e coragem de voltar a estudar. Muitos estão aqui depois de anos longe da escola, e isso é um exemplo de superação e determinação. Estamos juntos para garantir uma educação de qualidade e transformadora”, afirmou.
O prefeito Marcio Caprini é um exemplo vivo da importância e do valor de continuar estudando, mesmo diante de desafios. Ele conta que precisou interromper os estudos na forma tradicional por conta do trabalho, já que começou muito cedo como estagiário, aos 15 anos. “Eu tive que fazer uma alteração no meu percurso escolar e concluir o Ensino Médio na modalidade EJA, justamente por trabalhar durante o dia. Estudava à noite para poder seguir com meus sonhos e objetivos”, destacou.
Marcio é um exemplo de superação e inspiração para todos que acreditam na força da educação para transformar vidas. Ao receber a turma que inicia as aulas na EJA, ele aproveitou o momento para parabenizar os estudantes que aceitaram o desafio de voltar a estudar. “Sei que não é fácil conciliar a rotina de trabalho, família e estudos, mas essa decisão de voltar aos bancos escolares é um investimento no futuro, que ninguém poderá tirar de vocês. Persistam, pois o conhecimento é um patrimônio para a vida inteira”, ressaltou.
Fotos: Juliana Mikeli Peruzzolo
Outras fotos: