Publicado em 07/08/2025, Por Assessoria de Imprensa
Ação tem foco na prevenção de alagamentos e prevê a limpeza do Rio Carazinho e seus afluentes
O município de Cacique Doble deu início às obras do Programa Desassorear-RS, que visa a limpeza e o desassoreamento do Rio Carazinho e seus afluentes. Na manhã desta quinta-feira, dia 7 de agosto, o prefeito Marcio Caprini recebeu a visita dos engenheiros civis Victor Teles, representando o Consórcio, e Caroline Miola, representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), para acompanhar os primeiros trabalhos técnicos no local.
As obras começaram na área ribeirinha com a presença do prefeito, do secretário de Administração Joceli Paim Zorzan e da engenheira civil do município, Milena Olivotto. O projeto prevê a retirada de aproximadamente 13 mil metros cúbicos de material, abrangendo seis trechos ao longo do rio e seus afluentes. O processo envolve desde a escavação e carregamento até o transporte e descarte em local devidamente licenciado, conhecido como "bota fora".
O Desassorear-RS integra o Plano Rio Grande, uma iniciativa estadual focada em ações de resposta e prevenção aos danos causados por eventos climáticos extremos. Coordenado pelas secretarias estaduais da Sedur e da Sema (Meio Ambiente e Infraestrutura), o programa presta suporte técnico e financeiro aos municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública em razão das enchentes, como foi o caso de Cacique Doble.
A ação busca reduzir os riscos de alagamentos, promover maior segurança para a população e aumentar a capacidade de escoamento dos cursos d’água. “A atuação conjunta entre Estado e Município é essencial para garantir mais estabilidade e resiliência ambiental diante dos desafios climáticos que o Rio Grande do Sul vem enfrentando", pontua o prefeito Marcio Caprini, destacando que as obras representam um passo importante para proteger a comunidade. “Agradecemos ao Governo do Estado por essa parceria e pelo suporte técnico oferecido”, finaliza o prefeito.
Fotos: Emerson Silva
Outras fotos: