Publicado em 11/08/2025, Por Assessoria de Imprensa
Evento realizado em Erebango, reuniu municípios para troca de experiências e fortalecimento das ações de cidadania fiscal na região
Representantes de diversos municípios da região estiveram reunidos no I Seminário Regional de Boas Práticas em Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, para debater a importância da educação fiscal como ferramenta pedagógica e apresentar experiências de sucesso na área. Os servidores municipais Roseli Belini, Clairton Pasinato e Jean Carlo Buziki representaram Cacique Doble no evento, realizado no dia 07 de agosto, no Salão Paroquial da Comunidade São Sebastião, em Erebango.
A programação contou com a palestra de Giane Maria Zago, que trouxe reflexões sobre os desafios na elaboração de projetos pedagógicos em Educação Fiscal, além da exposição de boas práticas educacionais, incluindo o projeto fotográfico “Olhares que Educam: Clicando à Cidadania Fiscal”, coordenado pela professora Priscila Batista Refati. O encerramento foi marcado pela palestra de Amauri José Secco, Delegado da SEFAZ-RS de Erechim, que abordou temas como tributos e o Programa Nota Fiscal Gaúcha.
Mais do que um momento de aprendizado, o seminário foi uma oportunidade para compartilhar experiências, fortalecer redes de colaboração entre municípios e valorizar iniciativas que promovem a cidadania ativa por meio da educação.
A participação dos servidores de Cacique Doble é fundamental não apenas para o aperfeiçoamento técnico e atualização de conhecimentos, mas também contribui diretamente para a pontuação do município no Programa de Integração Tributária (PIT), promovido pelo Governo do Estado. O desempenho no PIT influencia no retorno de recursos financeiros ao município, fortalecendo as ações locais de Educação Fiscal e ampliando os benefícios à comunidade.
Foto: Divulgação
Outras fotos: