Publicado em 13/08/2025, Por Assessoria de Imprensa
Encontro propôs um importante momento de escuta, diálogo e construção coletiva de propostas, um exercício prático de cidadania e participação social
Com um olhar atento ao presente e ao futuro da política de assistência social, Cacique Doble promoveu, nesta quarta-feira, dia 13 de agosto, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, que trouxe para debate o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. Realizado no Sport Clube Internacional, o encontro reuniu autoridades, trabalhadores da rede socioassistencial, representantes da sociedade civil e usuários dos serviços para um momento de escuta, diálogo e construção coletiva de propostas.
A abertura oficial contou com a presença do prefeito Marcio Caprini, da presidente da Câmara de Vereadores Lenir Nunes, da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social Juliane Pasinato, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Ironita Bianchin e da presidente da Comissão Organizadora Elisamara Dal Moro. O encontro é promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
Em sua fala, a secretária Juliane Pasinato destacou que a assistência social é uma política pública que vai além de benefícios e serviços. “A Assistência Social é uma política que acolhe, protege e transforma realidades. Está presente nos momentos mais desafiadores da vida de uma pessoa, de uma família e de uma comunidade. Esta conferência é um espaço democrático, onde cada voz é importante para pensarmos juntos em como fortalecer a rede de proteção social do nosso município”, afirmou.
O prefeito Marcio Caprini ressaltou que o governo municipal tem investido continuamente na área, garantindo recursos e estrutura para ampliar o alcance e a qualidade dos atendimentos. “Sabemos da importância dessa política para quem mais precisa. Nosso compromisso é assegurar que a Assistência Social tenha condições de atender com dignidade, fortalecendo programas, serviços e ações que realmente façam a diferença na vida das pessoas”, declarou.
Momento de reflexão
A palestra central foi conduzida por Mônica Pivotto Zanin, assistente social com mais de 17 anos de atuação, que refletiu sobre os avanços e desafios do SUAS ao longo de suas duas décadas de existência. Ela apresentou e contextualizou os cinco eixos temáticos que guiaram os debates do dia, que são financiamento e orçamento, controle social, articulação entre segmentos, universalização do acesso a serviços e benefícios, e o papel das transferências de renda no SUAS. Após o trabalho em grupos e a apresentação das propostas construídas coletivamente, foram eleitos os delegados que representarão Cacique Doble na Conferência Estadual de Assistência Social. Representando os usuários, foram escolhidas Armelinda Faggion (titular) e Jurema de Souza (suplente). Representando o governo municipal, as delegadas serão Emília Dal Moro (titular) e Ana Paula Betiolo (suplente).
O encontro reafirmou o caráter democrático e participativo do SUAS, fortalecendo o compromisso do município com a defesa dos direitos, a equidade e a promoção da dignidade humana. Mais que um evento, a conferência foi um exercício prático de cidadania e participação social, pilares para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Fotos: Emerson Silva
Outras fotos: