Publicado em 16/08/2025, Por Assessoria de Imprensa
Reforma e reorganização do espaço marcam novo capítulo na preservação cultural do município
Preservar a memória é mais do que olhar para o passado: é construir pontes entre gerações, mantendo viva a essência de um povo. Foi com esse espírito que o GOverno Municipal de Cacique Doble realizou neste sábado, 16 de agosto, a reinauguração do Museu Memória Histórica, em uma cerimônia integrada à programação do Dia Estadual do Patrimônio.
Localizado ao lado do Ginásio Municipal, o espaço passou por uma ampla reforma, com melhorias estruturais, projeto arquitetônico, mobiliário novo e a reorganização de seu acervo. Criado pela Lei Municipal nº 991/2008, o Museu reafirma sua missão de preservar, documentar e expor a trajetória local e regional, sendo guardião da identidade cultural do povo caciquense.
O evento contou com a presença do prefeito Marcio Caprini, do vice-prefeito Alceu Demartini, da presidente da Câmara de Vereadores Lenir Nunes, da responsável interina pela Secretaria de Educação, Suzana Mezzalira, da presidente do Conselho Municipal da Cultura, Mariliza Amadey Borsato, e de Genoveva Reginatto Beltrame, uma das idealizadoras do Museu. Também prestigiaram o ato a corte municipal, além de secretários municipais, vereadores e lideranças locais.
Em seu discurso, o prefeito Marcio Caprini destacou o simbolismo da reinauguração. “Este Museu nasceu pela Lei Municipal Nº 991, de 19 de junho de 2008, sancionada na época em que meu pai exercia o cargo de vice-prefeito. E hoje, 17 anos depois, como prefeito, tenho a honra de entregar à comunidade um projeto que foi idealizado naquela gestão e que, agora, ganha um espaço especial. Isso é passado e presente se encontrando para construir história. Isso é preservar memórias e valorizar a construção coletiva que nos trouxe até aqui”, evidenciou.
A responsável interina pela Secretaria de Educação, Suzana Mezzalira, ressaltou a dedicação da equipe na reorganização do acervo. “Foram dias intensos de trabalho, dedicação e esforço para recuperar e organizar este acervo. Tentamos recuperar ao máximo todos os objetos, mas tivemos itens que infelizmente não foi possível recuperar. Mesmo assim, temos aqui um acervo que traz um resumo da história de Cacique Doble”, disse ela, emocionada.
A presidente da Câmara, Lenir Nunes agradeceu a todos pelo empenho e parabenizou as equipes que se envolveram n o projeto e organização do espaço. O vice-prefeito Alceu Demartini destacou o papel comunitário do espaço. “O Museu é um ponto de encontro da nossa história, mas também um lugar de pertencimento, onde cada cidadão pode se reconhecer e se orgulhar da nossa terra”, disse. Representando os pioneiros da criação do Museu, Genoveva Reginatto Beltrame lembrou a importância de manter vivo o projeto. “Sonhamos com este espaço há muitos anos. Ver o Museu revitalizado e aberto novamente à comunidade é motivo de orgulho e gratidão”, pontuou.
A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa de reinauguração e a visitação ao espaço, seguida da programação cultural do Dia Estadual do Patrimônio, que contou com exposição e comercialização de produtos naturais, artesanais e da agricultura familiar, além de um Brechó Gaudério.
Fotos: Emerson Silva
Outras fotos: