Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Centelha da Chama Crioula chega a Cacique Doble


Publicado em 24/08/2025, Por Assessoria de Imprensa

Símbolo da tradição gaúcha permanecerá no CTG Rincão dos Coroados até o encerramento da Semana Farroupilha

O fogo que mantém viva a memória e a identidade do povo gaúcho chegou a Cacique Doble neste domingo, 24 de agosto. A centelha da Chama Crioula foi conduzida por cavaleiros caciquenses até o CTG Rincão dos Coroados, que a partir de agora se torna guardião do símbolo maior da tradição até o início da programação da Semana Farroupilha 2025.

A comitiva de Cacique Doble esteve em Sananduva para o ato oficial de recebimento da Chama Crioula, que havia sido distribuída em Caxias do Sul na última semana e entregue aos municípios da 29ª Região Tradicionalista (RT) em um encontro marcado por integração e um almoço festivo no CTG Doze Braças. Parte dos cavaleiros locais se uniu ao grupo que vinha a cavalo desde Caxias do Sul no trecho final até a chegada em Sananduva, de onde a centelha foi distribuída aos municípios.

A nível regional, o prefeito Marcio Caprini recebeu a centelha representando os tradicionalistas caciquenses e, após, foi conduzida até o CTG Rincão dos Coroados. A cerimônia de chegada em Cacique Doble contou com ato de recepção, pronunciamento de autoridades e o acendimento da chama no CTG. O fogo simbólico permanecerá no município até o encerramento da Semana Farroupilha 2025, iluminando os festejos e reforçando a união da comunidade em torno da tradição.

No ato de chegada ao município, estiveram presentes o prefeito Marcio Caprini, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Juliane Pasinato, a representante da Secretaria de Educação Micheli Zaparoli, a patroa do CTG Rincão dos Coroados Maria Nelci Ribeiro, o representante do Piquete de Laçadores Fogo de Chão João Antônio Caninni, a conselheira do MTG Mara Rejane Soares Beltrame, além de cavaleiros do Piquete de Laçadores Fogo de Chão, integrantes do CTG Rincão dos Coroados e da Invernada Adulta.

O prefeito destacou que o município apoiou a comitiva por meio de um Projeto de Lei que autorizou despesas de até R$ 2.500,00 para custear a participação dos cavaleiros no evento de distribuição da Chama Crioula em Caxias do Sul, realizado entre os dias 14 e 24 de agosto. Para ele, essa é uma forma de incentivar a cultura, valorizar o tradicionalismo e reforçar a identidade gaúcha. “Esse é o compromisso de sempre apoiar a nossa cultura e tradições”, pontua.

Segundo o prefeito, a Chama Crioula simboliza a resistência e o orgulho de sermos gaúchos. “Faziam muitos anos que ela não vinha de tão longe e, neste ano, percorreu a cavalo um longo trajeto até chegar em Sananduva e, agora, em Cacique Doble, renovando nossa história e nosso sentimento de pertencimento”, afirma Marcio Caprini.

Fotos: Emerson Silva

 



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp