Publicado em 28/08/2025, Por Assessoria de Imprensa
Iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o SENAR-RS, fortaleceu vínculos, valorizou a culinária caseira e incentivou hábitos saudáveis entre as participantes
Cacique Doble viveu momentos de união, aprendizado e muito sabor com o Curso de Bolachas e Salgados Caseiros, reunindo mães que participam do projeto “A Arte de Nutrir”, dentro da iniciativa “Acolhemos Você”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Realizada em parceria com o SENAR-RS, a atividade foi conduzida pela instrutora Jonaina Pili, que trouxe novas receitas, técnicas e inspiração para a valorização da alimentação saudável e caseira.
As mães envolvidas são familiares de crianças atendidas pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) e pela família extensa, em atividades coordenadas pela Assistente Social. O objetivo vai além da culinária: é promover a socialização, oferecer ferramentas para geração de renda, estimular hábitos alimentares saudáveis e valorizar o papel das mulheres dentro da comunidade.
Foram dois dias de curso, com início na quarta-feira, dia 27 de agosto e encerramento nesta quinta-feira, dia 28 de agosto, no espaço da Assistência Social. O primeiro dia do curso iniciou com a apresentação do conteúdo, orientações sobre boas práticas de fabricação e a entrega das apostilas e aventais às participantes.
Logo depois, as mãos ganharam vida na cozinha com a produção de delícias como cookies de amendoim, cookies de chocolate, palitos de gergelim, palitos de queijo, biscoitos craquelados, canudinhos, barquetes, broa de milho, sequilhos de leite condensado e biscoito prestígio.
A cada preparo, não apenas os aromas tomaram conta do ambiente, mas também a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos entre as mães. O curso teve continuidade nesta quinta-feira, dia 28 de agosto, com a prática voltada para salgados, incluindo pastéis, folhados, enroladinhos, empadas e outras receitas que prometem encantar.
Durante a manhã, a responsável interina pela Secretaria Municipal de Educação, Suzana Mezzalira, visitou a atividade e pôde acompanhar de perto o entusiasmo e a dedicação das participantes, reforçando a importância de iniciativas que unem conhecimento, prática e inclusão. Ao final da atividade, em um momento de confraternização, as participantes puderam saborear as receitas desenvolvidas ao longo do curso.
Com foco na inclusão e no aprendizado através da prática, o Projeto “A Arte de Nutrir” segue como exemplo de como pequenas iniciativas podem gerar grandes transformações, seja no prato, no convívio familiar ou no fortalecimento da autoestima das participantes.
Fotos: Emerson Silva e Divulgação
Outras fotos: