Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Programa de Incentivo à Fruticultura entrega de 7,5 mil mudas de laranja a produtores rurais


Publicado em 02/09/2025, Por Assessoria de Imprensa

Iniciativa incentiva a diversificação agrícola, amplia a produção local e gera novas oportunidades de renda para as famílias do município

A importância de fortalecer a agricultura local e apoiar os produtores rurais têm guiado as ações do Governo Municipal de Cacique Doble. Nesta terça-feira, dia 2 de setembro, foi realizada a entrega de mudas do Programa de Incentivo à Fruticultura, conforme previsto na Lei Municipal Nº 1.705/2025. Ao todo, 7.500 mudas de laranja foram distribuídas, contemplando 16 famílias, totalizando 18 hectares de novas áreas de plantio.

O programa, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, tem como objetivo estimular a fruticultura, promover a diversificação da produção agrícola e gerar mais renda no campo. Cada produtor selecionado recebeu subsídio de até R$ 3.300,00 para implantação do pomar, somando R$ 52.800,00 em investimentos municipais. Além das mudas, o programa oferece outros incentivos não cumulativos, como doação de brita para acesso às propriedades e elaboração de projetos técnicos, sempre priorizando produtores com área mínima plantada de 0,5 hectare.

A entrega das mudas contou com a presença do prefeito Marcio Caprini, do vice-prefeito Alceu Demartini, do secretário de Obras Jair Tonietto, do técnico agrícola da Secretaria de Agricultura Clairton Pasinato e do extensionista rural da Emater Amauri Pivotto, reforçando a importância da parceria entre o poder público e os agricultores locais. Ao final das entregas, o prefeito e servidores envolvidos na entrega fizeram o plantio de uma das mudas ao lado da prefeitura municipal, simbolizando o início da implantação dos pomares no município. 

Programa de Incentivo à Fruticultura

O Programa de Incentivo à Fruticultura foi regido por um edital, com período de inscrições e a seleção dos beneficiários foi realizada pela Comissão Especial para Análise Técnica (CEAT), com base em critérios como regularidade cadastral, área disponível para plantio e disponibilidade orçamentária.

Os produtores contemplados pelo programa foram:

Adelio Carini Alceu Deon Alessandro Carrini Antonio Perondi Cilnei da Silva Vieira Cleiton João Cagnini Lopes Davi Félix Everton Dal Moro Lucas Martin Demartini Luiz Miguel Rosin Marcio Silvestro Marcos Carniel Odailson Pasinato Podalirio da Veiga Rafael Curzel Roberto Tadioto

Entre os compromissos assumidos pelos beneficiários estão a manutenção dos pomares por, no mínimo, 10 anos, a prestação de contas anual sobre o faturamento da produção e a permanência no município por pelo menos três anos, garantindo a continuidade e o retorno social do investimento.

Fotos: Emerson Silva

 



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp