Publicado em 25/09/2025, Por Assessoria de Imprensa
Atividades práticas destacaram a importância da acessibilidade e da inclusão social no município
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos promoveu uma atividade prática com crianças e adolescentes participantes, em alusão ao Setembro Verde, campanha de conscientização sobre a inclusão da pessoa com deficiência.
Na manhã desta quinta-feira, 25 de setembro, a atividade foi voltada às crianças e os participantes realizaram uma caminhada pelo perímetro urbano, avaliando as condições de acessibilidade em locais como bancos e farmácias. Após o percurso, o grupo retornou ao CRAS, onde produziu cartas direcionadas ao prefeito Marcio Caprini e ao vice-prefeito Alceu Demartini, com sugestões e considerações sobre melhorias necessárias no município para garantir maior acessibilidade.
O grupo realizou ainda uma visita ao gabinete, onde as crianças leram as cartas e dialogaram diretamente com os gestores municipais. Também acompanharam a visita a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Juliane Pasinato, e o secretário de Administração Joceli Paim Zorzan.
À tarde, dentro da mesma temática, foi realizada uma dinâmica sobre inclusão social e valorização da pessoa com deficiência com o grupo de adolescentes. A atividade contou com a presença de Ademir Primieri, de São José do Ouro, convidado especial que compartilhou suas experiências e desafios enquanto pessoa com deficiência. Após a conversa, os adolescentes também participaram de uma caminhada pelo Centro para observar de perto as condições de acessibilidade.
A iniciativa fortaleceu a consciência coletiva sobre a importância da inclusão, mostrando que a participação ativa das crianças e adolescentes é essencial para a construção de um município mais justo, acessível e acolhedor para todos.
Fotos: Divulgação