Publicado em 29/09/2025, Por Assessoria de Imprensa
Momentos lúdicos e reflexivos marcaram o encerramento da campanha, reforçando a importância do cuidado com as emoções e da valorização da vida
Na manhã desta quinta-feira (25), a Escola Municipal Belmiro José Granzotto foi palco do encerramento das ações da Campanha Setembro Amarelo, com atividades preparadas especialmente para os alunos do 1º ao 5º ano. Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu atividades envolvendo todos os alunos da rede municipal de educação, com apoio das professoras e da direção das escolas, mostrando que a escola é também um espaço de cuidado, acolhimento e promoção da vida.
De forma lúdica e reflexiva, adequada à faixa etária, para os 1º e 2º anos a atividade teve contação de história e roda de conversa cheia de trocas e carinho. Conforme a assistente social da educação, Luvenis Franciosi, na oportunidade foi construído o Jardim das Emoções. “Explicamos aos alunos que todas as emoções que sentimos são normais, sejam elas boas ou ruins, e que tudo bem sentir. O importante é não guardar sozinho: sempre podemos pedir ajuda, pois na escola temos uma rede de pessoas que cuidam de nós, assim como em casa com nossas famílias”, comenta ela.
Durante a atividade, cada criança recebeu um lacinho amarelo, preparado com muito amor pelas professoras e direção. “As crianças participaram de forma descontraída e aprenderam que cuidar da nossa própria luz e também ajudar a luz do outro a brilhar é uma forma de espalhar esperança e amor. É por isso que no Setembro Amarelo usamos o lacinho: para lembrar que cada um de nós tem uma luz preciosa que nunca deve se apagar”, frisa a assistente social.
Com as turmas de 3º ao 5º Ano, o diálogo aconteceu através de uma roda de conversa sobre a valorização da vida e o cuidado com as emoções. Na oportunidade, foi destacado o sentido do Setembro Amarelo, o porquê da cor e a importância da campanha. “Foi um momento produtivo, com muitas perguntas e participação espontânea dos alunos. Realizamos a dinâmica Círculo da Esperança, onde cada criança compartilhou palavras e ideias que tornam a vida mais leve. O círculo ficou repleto de sentimentos positivos, reforçando que sempre podemos pedir ajuda e apoiar uns aos outros”, comenta Luvenis.
Além disso, com o apoio das professoras e direção, os lacinhos amarelos foram entregues a cada aluno. “O encerramento da campanha deixou a mensagem de que quando cuidamos da nossa própria luz e ajudamos a luz do outro a brilhar, espalhamos esperança e amor, fazendo com que a vida floresça mais forte”, destaca a assistente social.
Fotos: Divulgação
Outras fotos: