Publicado em 21/10/2025, Por Assessoria de Imprensa
Encontro promovido pelo Ministério Público debateu acesso, permanência e aprendizagem nas escolas da região
Na tarde desta terça-feira, 21 de outubro, o município de Cacique Doble esteve presente em uma audiência pública promovida pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Promotoria de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo, com o tema “Acesso, Permanência e Aprendizagem”. O evento reuniu representantes de diversos municípios da região, educadores e gestores públicos, promovendo um importante espaço de escuta, diálogo e articulação em defesa da educação pública de qualidade para todos.
O município foi representado pelo prefeito Marcio Caprini, pela responsável interina da Secretaria Municipal de Educação, Suzana Mezzalira, além de professores e integrantes da equipe de educação. A sessão foi presidida pelo promotor regional de Educação, Dr. Júlio Francisco Ballardin. Durante a audiência, foram debatidos temas fundamentais como a ampliação das vagas na educação infantil, a implementação da Lei nº 13.935/2019 — que prevê a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas —, a educação inclusiva e o financiamento da educação pública.
Segundo Suzana Mezzalira, o encontro foi extremamente produtivo e esclarecedor. “Foi um momento muito importante de troca e aprendizado. Discutimos temas relevantes, como a oferta de vagas na educação infantil e a correta interpretação das metas de atendimento de 0 a 3 anos. Também reforçamos que, em Cacique Doble, já contamos há algum tempo com o apoio de psicóloga e assistente social na rede de ensino, o que mostra o compromisso do município com o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos”, destacou.
O prefeito Marcio Caprini também ressaltou a relevância da participação de Cacique Doble no encontro. “Momentos como este fortalecem o diálogo e o trabalho conjunto entre municípios e instituições. A troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas são fundamentais para aprimorar as políticas públicas e garantir uma educação de qualidade para nossas crianças e jovens”, disse.
Além de Cacique Doble, também participaram da audiência representantes dos municípios de Colorado, Guaporé, Victor Graeff, Arvorezinha e Não-Me-Toque. O encontro integra uma série de ações do Ministério Público voltadas a acompanhar e incentivar projetos e programas que promovam o acesso, a permanência e a aprendizagem nas escolas, além de combater o abandono escolar e melhorar continuamente a qualidade da educação pública.
Fotos: Divulgação
Outras fotos: