Publicado em 11/11/2025, Por Assessoria de Imprensa
Evento debateu caminhos e desafios para fortalecer o ensino da leitura e escrita nas redes municipais
O município de Cacique Doble esteve representado no 1º Fórum de Alfabetização, realizado nesta terça-feira, dia 11 de novembro, no município de Barracão. O evento reuniu profissionais da educação de toda a região para refletir sobre estratégias que garantam uma aprendizagem significativa às crianças nos primeiros anos escolares.
Representando Cacique Doble, participaram do encontro Micheli Zaparoli, supervisora escolar e articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e Rita Favero, diretora da Escola Municipal Belmiro José Granzotto e formadora do Programa Alfabetiza Tchê.
O Fórum, promovido pela Prefeitura Municipal de Barracão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, teve como objetivo fortalecer as ações voltadas à alfabetização, promovendo a troca de experiências, o diálogo entre educadores e a construção coletiva do Plano Municipal de Alfabetização. Durante o evento, os participantes conheceram projetos desenvolvidos em diferentes escolas da rede municipal e discutiram metodologias inovadoras para o ensino da leitura e da escrita.
A programação incluiu a palestra “Alfabetização na prática: caminhos possíveis para ensinar a ler e escrever com sentido”, ministrada pela professora Dra. Zoraia Aguiar Bittencourt, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que trouxe importantes reflexões sobre o papel dos professores e a importância de práticas pedagógicas significativas no processo de alfabetização.
Fotos: Emerson Silva
Outras fotos: