Comunidade está convidada a participar de momento de aprendizado sobre produção sustentável no meio rural
É nesta quinta-feira, dia 30 de abril, que Cacique Doble será palco de um importante momento de aprendizado, troca de experiências e valorização da agricultura: o Dia de Campo sobre o cultivo de erva-mate em Sistemas Agroflorestais (SAF). O evento reúne produtores, técnicos e toda a comunidade interessada em fortalecer práticas sustentáveis no meio rural.
Promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Emater-RS/Ascar, o encontro acontece a partir das 14h, na propriedade de Valdecir de Souza, na Linha Nossa Senhora das Graças, junto à Charcutaria Pata Negra. A programação contará com a presença do engenheiro agrônomo Ilvandro Barreto de Melo, Assistente Técnico Regional da Emater-RS/Ascar, referência no setor ervateiro.
Durante o evento, serão abordados temas essenciais como o manejo de recursos naturais e o cultivo da Ilex paraguariensis em Sistemas Agroflorestais, modelo que integra a produção com espécies nativas, promovendo mais biodiversidade, recuperação de áreas e sustentabilidade. Além de preservar o meio ambiente, essa prática também fortalece a agricultura familiar e gera novas oportunidades de renda no campo.
Toda a comunidade está convidada a participar. Inscrições e mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Agricultura ou no escritório municipal da Emater.