Cacique Doble esteve representado no Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação

Publicado em 29/03/2018, Por Assessoria de Imprensa

Aconteceu nos dias 26 e 27/03/2018, em Porto Alegre o 29º Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação, realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime e pela Federação das Associações dos Municípios do RS – FAMURS. O evento aconteceu no salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e contou com a participação de vários municípios do estado e Cacique Doble foi representado pela secretária da educação, professora Ionara Bitencourt Beltrame .

Na ocasião os participantes acompanharam os temas que estavam na pauta do Fórum que foram: Estratégias de Aprendizagem, Financiamento e Gestão Compartilhada. Desafios da Educação nos Municípios; A criação dos CNPJ das Secretarias Municipais de educação, Fundeb permanente. O prazo do Fundeb até 31/12/2020, propostas que tornam o Fundeb permanente, muitas discussões estão sendo realizadas em torno do assunto, um momento de entender os números das secretarias de educação para garantir os recursos principalmente para a educação infantil.

Desafios do século XXI: Como garantir a inclusão escolar, a permanência na escola e a aprendizagem dos alunos. Plano Nacional de Educação – PNE metas e prazos. Base Nacional Comum Curricular - BNCC, os municípios terão o ano de 2018 para estudar, entender a nova base, que a partir do ano que vem passará a ser incluída nas escolas.

Os desafios da educação:

Abraçar a missão de ser professor com entusiasmo, encanamento e surpreendendo a vida dos alunos. Censos educacionais (censo escolar e censo de educação superior) deve ser realizado de maneira responsável pois garante o repasse dos custos por alunos.

De acordo com a secretária de educação do município, professora Ionara Bitencourt Beltrame, foram dois dias de importantes informações e esclarecimentos que certamente contribuirão para o bom andamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cacique Doble.