Realizada em Cacique Doble Audiência Pública sobre o Plano Municipal de gestão integrada de Resíduos sólidos

Publicado em 24/04/2019, Por Assessoria de Imprensa

Foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 23/03/2019, Audiência Pública, na Câmara de Vereadores com representantes da vários setores da administração municipal e demais convidados, para tratar da questão do Plano Municipal de gestão integrada de Resíduos Sólidos.

Na oportunidade o palestrantes Elias Scalco, da empresa Toposul - Topografia & Projetos Ltda, disse que a cada quatro (04) anos, o Plano deve ser revisto e atualizado com os dados referentes ao assunto que é a questão do manejo dos resíduos sólidos que são produzidos no município.

Elias destacou ainda que foi dado o pontapé inicial no processo no mês de fevereiro deste ano e que foi apresentada a dinâmica do trabalho a ser desenvolvido a partir de agora no município.

Segundo Elias esse foi um ato formal onde foi feita uma atualização do plano e, foram contemplados algumas informações que estavam sendo exigidas pelo Ministério Público. O plano, de acordo com Elias, foi repassado para a administração municipal, uma versão atualizada, que tem alguns dias para sua aprovação. A partir deste momento o Plano vai ficar disponível no site da prefeitura, após a aprovação e é uma diretriz urbana, no que tange ao assunto da gestão dos resíduos sólidos que são oriundos do município.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi desenvolvida, no Brasil, com base na experiências de países desenvolvidos. Foi adaptada às necessidades brasileiras de geração de emprego, combate à poluição, demanda por inovação e tecnologia, desenvolvimento sustentável, etc.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. Também as responsabilidades dos geradores, do poder público, e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis.

Em Cacique Doble, a política foi implementada em 2013

x -