Semana Farroupilha 2014 de Cacique Doble A programação teve como destaques apresentações culturais, jantar beneficente e 2ª edição do Gaitaço

Publicado em 01/01/2015, Por Assessoria de Imprensa

Em Cacique Doble a Semana Farroupilha 2014 que teve como tema “Eu Sou do Sul”, foi aberta oficialmente no dia 12 de setembro, com o acendimento da Chama Crioula em comemoração ao 169º aniversário da Revolução Farroupilha, seguindo  até o ápice dos festejos no dia 20, Dia do Gaúcho.

Elas usavam vestidos coloridos, longos e armados. Eles vestiam camisas, coletes, lenços e bombacha. O grupo de pequenos peões e prendas coloriu parte da programação realizada no CTG Rincão dos Coroados, incluindo o Painel Regional com o tema "Eu Sou do Sul", com a painelista, 3ª Prenda Juvenil do RS, Caroline Borges de Lemos. A continuidade das atividades culturais ocorreram no Salão Paroquial, com a participação de todos os alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino, com   apresentações dos grupos de Canto "Doce Melodia" - formado por alunos da Escola Estadual de Educação Básica  Sylvio Dal Moro -  e  Aldeia Teatral com a peça "Chimarrito percorrendo as nascentes do Rio Uruguai". Os alunos do Projeto Acordar,  da Invernada Artística Rincão dos Coroados e as prendas com as  declamações, também mostraram suas habilidades artísticas.

Além da programação cultural o acampamento Farrapo, no Parque de Rodeio Simão Pedro Tonial, reuniu as tradições do Rio Grande do Sul, e também um festival gastronômico. As receitas e os pratos mais conhecidos no estado puderam ser encontrados entre o piquete e o chimarrão.

Na noite de quarta-feira (17), no parque, foi realizada a Feijoada beneficente promovida pelo Lions Clube, com colaboração do CTG Rincão dos Coroados e Piquete de Laçadores Fogo de Chão.   As arrecadações foram destinadas ao Hospital São Roque.

A noite de 18 de setembro foi marcada por muita música e alegria com o II Gaitaço. Participaram artistas locais e regionais.

Já na sexta-feira (19), foi promovido pela Escola Estadual de Educação Básica Sylvio Dal Moro o III Jantar Campeiro, durante o evento teve apresentação dos alunos do grupo de canto "Doce Melodia".

O feriado ainda sem chuva brindou os gaúchos que acompanharam na manhã do sábado (20) os peões caciquenses. A programação começou com a VI Cavalgada do Piquete de Laçadores Fogo de Chão, a Missa Crioula, almoço de integração e show gauchesco com Cid Moraes e Dymy.

Abertura

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Clairton Pasinato entre  outras autoridades, entidades, integrantes do CTG Rincão dos Coroados, Piquete de Laçadores Fogo de Chão e comunidade caciquense.

Neste ano a comunidade que recebeu o almoço de integração realizado no domingo (14), foi a comunidade de Nossa Senhora Misericórdia.

Realização

A Semana Farroupilha de Cacique Doble é uma realização da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Cultura, Escolas da rede Municipal e Estadual, Câmara Municipal dos Vereadores, CTG Rincão dos Coroados, Piquete de Laçadores Fogo de Chão, Prendas 29ªRT.