Governo Municipal entrega certificado ao primeiro estabelecimento habilitado no Sistema de Inspeção Municipal

Publicado em 07/06/2022, Por Assessoria de Imprensa

Foi ainda durante a semana de comemoração ao aniversário de 58 anos de Cacique Doble que o Governo Municipal junto à Secretaria da Agricultura entregou o certificado ao primeiro estabelecimento habilitados no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Com isso, a Charcutaria Pata Negra, localizada na comunidade Nossa Senhora das Graças – Pitangueira - poderá comercializar suas produções ampliando o mercado.

A Charcutaria Pata Negra, trabalha com uma equipe composta por duas pessoas, caracterizando a empresa como familiar de pequeno porte e produz linguiça colonial (salame).

Segundo o secretário da Agricultura, Lucas Gelain, o estabelecimento enaltece o setor e avança para outros horizontes, alavancando mais benefícios e abrindo possibilidades de multiplicar seus negócios.

Para o prefeito Luiz Ângelo Deon, os empreendedores venceram uma etapa fantástica, com boa-fé e amor pelo que fazem, aperfeiçoando os produtos que chegam à mesa dos consumidores de Cacique Doble e do Rio Grande do Sul com qualidade.

Os empreendedores Valdecir Ferreira de Souza e Edineia Pasinato elogiaram o apoio técnico e o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Agricultura através do trabalho da EMATER, veterinária e Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal Sonara Alves da Silva, destacando que o resultado agora obtido consagra um objetivo desejado há anos. “Foram muitos cursos de aperfeiçoamento iniciados há mais de 10 anos, lutas e apoio de amigos e familiares para poder atender o maior patrimônio que são os clientes conquistados em várias localidades do país” disse Valdecir.

Para Edineia, a alegria de poder estar com uma empresa devidamente registrada no Serviço de Inspeção Municipal SIM vai além de ter o empreendimento legalizado com todas as normas sanitárias. “A família se dedicou na busca pelo aperfeiçoamento. Foram vários cursos, viagens, estudos... receber o certificado e ver o registro fotográfico para a primeira divulgação oficial do nosso empreendimento bateu uma emoção muito grande e uma satisfação imensurável”.

De acordo com a Veterinária Sonara Alves da Silva, com o SIM instituído, o Município fica dotado de recursos humanos e materiais necessários ao funcionamento destas agroindústrias, que atendam aos requisitos de infraestrutura administrativa, de inocuidade e de qualidade de produtos, de prevenção e combate à fraude e de controle ambiental definidos em normas próprias, mediante fiscalização e aprovação pelos órgãos competentes. Com estes requisitos, os empreendedores poderão aumentar as vendas dos produtos dos estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal.

O consumidor também ganha:

A produção de embutidos tem o acompanhamento, vistorias e análises do SIM, inibindo os riscos à saúde pública. Ou seja, o SIM certifica, através de seu selo, aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênica e sanitária e que ofereçam qualidade e segurança alimentar.

Após a entrega do Certificado, a família Souza e Pasinato, ofereceu um coquetel para celebrar o marco histórico na vida dos empreendedores que teve a presença de demais familiares.