Mais de 600 pessoas participam da II Feira da Saúde, em Cacique Doble

Publicado em 01/06/2015, Por Assessoria de Imprensa

A ação que faz parte da Semana do Município ofereceu serviços gratuitos durante a sexta-feira. 160 pessoas realizaram cadastro para doação de medula óssea, na Unidade móvel do Hemopasso

Cuidados com a saúde também fizeram parte da programação da Semana do Município de Cacique Doble, que completa 51 anos neste dia 1º de junho. Na sexta-feira, 29, das 9h as 16h, aconteceu a II Feira da Saúde, com o tema "Seja um doador e salve vidas". Foram oferecidos vários serviços gratuitos como medida de pressão arterial, teste de glicose, orientação nutricional, entre outros serviços oferecidos por entidades que estiveram presente apresentando seus trabalhos.

A unidade móvel do Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) também esteve fazendo captação de sangue para cadastramento de doadores de medula óssea. Cerca de 650 pessoas passaram pelo Sport Club Internacional para saber como anda a saúde, dessas, 160 pessoas realizaram o cadastro para ser doador de medula óssea.  O secretário da saúde, Daltro Beltrame, destaca a participação da comunidade.

"Eu considero uma feira de sucesso, porque a população veio e participou, também na questão de cadastramento de doação de medula tivemos um bom resultado. Foi um grande momento, agradecemos as entidades parceiras e o Hemocentro de Passo Fundo que se deslocou até Cacique Doble, no momento não estavam saindo, mas vieram por ser na Semana do Município. Nosso muito obrigado pela colaboração das entidades e a participação da população, todos foram muito importantes para o sucesso da feira", fala o secretário.

O prefeito Clairton Pasinato também começou o dia exercendo cidadania, junto com a comunidade caciquense, ele fez o cadastro de doador de medula óssea, na unidade móvel do Hemopasso.

"É um ato simples para o doador, mas que significa muito para quem precisa. Espero poder ajudar. Com um gesto simbólico, esperamos que mais pessoas possam procurar o Hemocentro e realizar o cadastro para se tornar um doador. Também agradecemos as pessoas que vieram até a unidade móvel para realizar seu cadastro, isso mostra a solidariedade e a boa vontade em ajudar da nossa comunidade caciquense", destaca o prefeito.

A feira promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, contou com a colaboração das secretarias da Educação e Assistência Social. Também estiveram presentes apresentando seus trabalhos à comunidade as entidades Lions Club, Emater, Conselho Tutelar, Alcoólicos Anônimos (AA), CDL e Sipagro que colaborou com o balão inflável promocional para decoração na entrada do Club.

Processo de doação de medula óssea

A Coordenadora de captação do Hemocentro, Alexandra Mazzoca, explicou que a doação de medula é um processo simples, mas infelizmente as pessoas não realizam o cadastro por falta de informação. Também confunde-se medula óssea com a medula espinhal, o que são completamente diferentes.

A medula óssea é um líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue, já a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

Alexandra, ainda conta que muitas pessoas não querem ser doadores por medo que alguém da família precise, mas ela explica que esse risco não existe, pois quando é feita a doação em 15 dias o doador já está recuperado e pode fazer uma nova doação.

Atualmente, o Hemopasso possui apenas 30 mil doadores de medula óssea, sendo que a região abrange 139 municípios, somando mais de 1 milhão de habitantes.

O Hemocentro atende de segunda à sexta-feira das 8h às 13h30min. Agendamento pelo fone (54) 3311-5555.