CACIQUE DOBLE RECEBE CHAMA DA PÁTRIA

Publicado em 15/08/2022, Por Assessoria de Imprensa

Iniciando as comemorações cívicas alusivas à Semana da Pátria em 2022, o Município de Cacique Doble recebeu nesta segunda-feira (15), a Centelha da Octogésima Quinta (85ª) Corrida do Fogo Simbólico da Pátria 2022. Trazido pela Associação de Veteranos da 1ª Companhia de Guardas, um dos símbolos da Semana da Pátria foi conduzido pela Avenida Kaingang e recepcionado em cerimônia junto ao palanque oficial da Praça Fernandes Augusto Dal Moro.

Após entregar a centelha ao Prefeito Luiz Ângelo Deon, o Cabo Rogério Guterres de Ávila fez uma singela homenagem ao Hino de Cacique Doble. O Prefeito Zico acendeu a pira com a centelha do fogo simbólico e se pronunciou em nome do município. No palanque estavam os representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros Voluntários e da Câmara Legislativa.

Durante a solenidade, duas pessoas da comunidade foram homenageadas. A Senhora Armelinda Faggion, por ter sido vereadora por duas gestões, primeira mulher Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar permanecendo por 18 anos. Sra Armelinda lutou e conseguiu a aposentadoria para as mulheres agricultoras. Ela foi ainda a primeira Secretaria de Agricultura do Município e Presidente do Conselho de Saúde por dois anos.

O vice Prefeito, Maucir Fantin, também foi homenageado pelos serviços prestados à comunidade como Prefeito por duas gestões, mas também pelos serviços prestados diante da comunidade indígena quando trabalhou pela FUNAI antes da carreira política. Durante homenagem, a esposa Suzan Fantin (in memoriam) foi lembrada por sempre cooperar na vida do esposo e na vida do serviço público deixando marcas importantes que são praticadas até hoje na cultura do município.

Estudantes, escolas, entidades e pessoas que estavam presentes na solenidade acompanharam a centelha até a saída do município onde a Companhia que conduz a chama recebeu a bênção do Padre Pablo de Lima.