Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

PRIMEIRO CASO DE DENGUE É CONFIRMADO PELA SECRETARIA DE SAÚDE


Publicado em 25/04/2023, Por Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Cacique Doble, por meio da Secretaria de Saúde, informa que nesta segunda-feira, dia 24, foi confirmado o primeiro caso de Dengue no município. Trata-se de um paciente, morador do interior do município e que trabalha em Sananduva RS. De acordo com a Vigilância em Saúde, não é possível confirmar se o caso é autóctone, ou seja, se foi contraído no próprio município.

Mesmo com o fortalecimento do combate contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que, além de transmitir o vírus da dengue, também transmite a febre Chikungunya e o Zica, Cacique Doble possui focos de larvas e é considerado, à exemplo de outros municípios da região, uma localidade infestada. Por isso, é necessário que a população auxilie no combate do mosquito, com a eliminação de água parada nas residências.

Os sintomas da dengue são parecidos com os da gripe, febre, dor nas articulações, mal estar geral, dor na cabeça e atrás dos olhos. Os sintomas podem ser confundidos com da Covid-19, por isto a necessidade de procurar um médico e fazer o exame. A dengue ocorre todos os anos, porém, nos meses de fevereiro, março, abril e maio se manifestam com maior incidência.

Conte com os agentes

Atualmente Cacique Doble conta com agentes de endemias, eles são responsáveis na realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores do Município.



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp