Desfile Cívico da Independência reúne mais de 800 pessoas entre os pelotões

Publicado em 06/09/2023, Por Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Cacique Doble realizou nesta quarta-feira, 6, o Desfile Cívico da Independência. O desfile/caminhada partiu de frente à Escola Sylvio Dal Moro, seguindo pela Avenida Kaingang até o Palanque Oficial onde as autoridades aguardavam.

O trajeto foi percorrido com os pelotões formados por estudantes, funcionários públicos municipais e estaduais, Bombeiros Voluntários, Polícia Civil e Brigada Militar, Sindicato da Agricultura Familiar, Emater, Agroindústrias caciquenses, homenageados e outras entidades. Desfilaram em torno de 30 pelotões com aproximadamente 800 pessoas, ritmados pela fanfarra da Banda Municipal Geraldo Vicente Tonial composta por alunos das Redes de Ensino.

Aproximando-se do Palanque Oficial, os pelotões eram apresentados ao público com uma breve história de cada entidade e recebiam os aplausos das autoridades, entre eles o Juiz da Comarca de São José do Ouro Dr Rafael Alessandro Pereira Olympio que se emocionou por diversas vezes durante o desfile. Em seu pronunciamento, o Dr Rafael relatou que recordara da época de estudante que recebia o incentivo dos pais para celebrar a Independência do Brasil marchando no dia 7 de setembro. Com ele, estavam o Prefeito Municipal Luiz Angelo Deon, o Vice Maucir Fantin, a representante da Câmara Municipal de Vereadores Sidnei Salete Olivotto Carniel, e os secretários do Poder Executivo Municipal.

O prefeito salientou que é preciso resgatar os valores dos brasileiros e investir na educação para que o amor unânime pela Pátria também possa ser resgatado. Lembrou que o Hinos da Independência do Brasil, Hino Nacional Brasileiro, Hino da Bandeira são “manuais do bom brasileiro” que, se seguidos, podemos entender e lutar por aquilo que o país necessita no momento.

Durante o ato, os sócios-proprietários das agroindústrias de Cacique Doble que estiveram presentes na Expointer na semana passada, receberam uma placa do Governo Municipal pela dedicação, comprometimento com a qualidade dos produtos, pela representação à Cacique Doble e pelo exemplo à ser seguido pelos tantos outros pequenos produtores do município.

Para o Prefeito Municipal “o mérito é todo deles. Eles se dedicaram, buscaram conhecimento, se uniram em família ou sócios, puseram em prática e hoje colhem os resultados". Ainda de acordo com o Prefeito Zico “o Governo Municipal incentiva os pequenos e médios produtores com oferta de cursos, encaminhamentos, burocracia de documentos para execução de alguma espécie de obra, e todos os caciquenses podem aproveitar estas oportunidades. Estes são produtores rurais que já tinham destaque na região e hoje estão praticamente consolidados no mercado e puderam alcançar marcas muito maiores com o suporte que o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e outras entidades deram nesta participação durante a Expointer. Nossas ofertas sempre estarão à disposição destes e dos demais produtores emergentes” concluiu o prefeito.