Publicado em 07/10/2023, Por Assessoria de Imprensa
O levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e Militares e Governo Municipal aponta 230 munícipes atingidos pela cheia do Rio Carazinho, o que corresponde a 50 famílias.
No final da tarde deste sábado, 6 famílias seguiam fora de casa. Muitas delas retornaram para suas residências e outras se deslocaram para residências de familiares. O dado preliminar aponta 50 edificações danificadas ou parcialmente destruídas. Estabelecimentos comerciais também foram pegos desprevenidos pela enchente e estão contabilizando os prejuízos.
Moradores dos bairros Planalto, Nossa Senhora da Saúde e do Centro foram os mais atingidos pela elevação do nível do rio, que chegou, em alguns pontos, a 5 metros acima do normal.
- Residências atingidas: 50
- Pessoas atingidas: 230
- Famílias realocadas no Ginásio no início da manhã: 14
- Famílias que permaneceram no Ginásio ao final da manhã: 6
- Estabelecimentos comerciais atingidos: 8
- Atendimento especial: 1
- Feridos: 0
- Desalojados: 9
- Desabrigados: 0
A administração municipal trabalha para amenizar os prejuízos das famílias e recuperar os danos causados pela enxurrada, que atingiu estradas e lavouras.
Algumas estradas rurais estão interditadas devido ao volume dos rios e riachos que diminui aos poucos e outras às crateras causadas pela força da água. O serviço de recuperação das vias, recolhimento e destinação dos entulhos já iniciou em alguns pontos e deverá ser intensificado com a revogação do Turno Único, já anunciada pelo Prefeito.
Na agropecuária ainda não se tem dado oficial mas o levantamento prevê um prejuízo significativo tanto nas lavouras alagadas como nas atingidas por enxurrada ou até mesmo pelo molhamento demasiado.
“Essa é a maior cheia do Rio Carazinho desde os anos 90 e muitas famílias estão sofrendo com perdas e danos. Estamos trabalhando incessantemente, desde a madrugada deste sábado, para amenizar o sofrimento das pessoas, removendo e resgatando as famílias, disponibilizando alimentação, recebendo doações de todos os tipos, e fazendo o levantamento dos prejuízos”, salienta o prefeito Luiz Angelo Deon, que completa: “Em mais este momento de crise, a união de esforços, a solidariedade e o voluntariado do nosso povo serão para sempre lembrados”.