A votação da Consulta Popular 2023 começou na segunda-feira, dia 27

Publicado em 28/11/2023, Por Assessoria de Imprensa

A votação da Consulta Popular 2023, última etapa do processo participativo, começou na segunda-feira (27/11) e segue até 1º de dezembro.

A Consulta Popular é um importante processo em que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no Orçamento do Estado, para atendimento de prioridades de interesse municipal e regional.

Além do portal on-line, os cidadãos poderão usar o aplicativo WhatsApp, por meio do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais para a sua região. Neste ano, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta, valor distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Para participar da votação pelo site, basta que o cidadão acesse o portal da Consulta Popular, informe o título de eleitor e escolha a ação que deseja ver implementada. Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No passo seguinte, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém cinco ações definidas para nossa região (Nordeste) a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas assembleias regionais.

1 - Apoio às Agroindústrias da Região Nordeste/RS

2 - Estruturação da Rota Turística das Araucárias

3 - Apoio a atividades e eventos esportivos regionais.

4 - Identificação e registro do Patrimônio Imaterial da Região Nordeste/RS

5 - Capacitação e treinamento de mão-de-obra para trabalho nos setores da Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços nos municípios