Mais de 1,3 mil pessoas participam do desfile de 7 de Setembro, em Cacique Doble

Publicado em 07/09/2015, Por Assessoria de Imprensa

O ato cívico realizado pela Prefeitura de Cacique Doble através da Secretaria de Educação, aconteceu antecipadamente, no sábado (5)

O sábado foi dia de mostrar o patriotismo pelo Brasil, em Cacique Doble. O desfile de 7 de Setembro, aconteceu antecipado, no sábado (5). Realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, contou com a participação de 10 escolas da rede municipal e estadual, instituições e entidades locais. Cerca de 1200 alunos desfilaram em comemoração aos 193º aniversário da Independência do Brasil. As festividades iniciaram às 8h30min, com hasteamento das bandeiras, no Palanque Oficial em frente a prefeitura, pelo prefeito, Claiton Pasinato, presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Paulo Fortuna e o comandante da Brigada Militar, Gerson Canini. Em seguida, alunos e famílias dos patronos das escolas, que estavam concentrados em frente a Igreja Matriz, fizeram da Avenida Kaingang um palco para o desfile, que teve como temas destaques as escolas da rede municipal e estadual e a sustentabilidade. Para a secretária da educação, Raquel de Souza, o trabalho de organização rendeu bons frutos e um lindo desfile. "Estamos muito satisfeitos e com muito orgulho do trabalho das escolas, que souberam representar na avenida, tanto as suas histórias, como também a questão da sustentabilidade - em que os alunos vêm trabalhando formas de contribuir com o meio ambiente e, nós precisamos que toda a comunidade se una nessas atividades ambientais. Agradecemos as famílias dos patronos das escolas, entidades, em especial aos nossos alunos que dão vida a essa caminhada cívica, aos pais e a Banda Municipal Geraldo Vicente Tonial", disse Raquel. O presidente da Câmara de Vereadores, Claudio, destacou iniciativa do município em manter as comemorações. "Não podemos deixar datas importantes serem esquecidas. A gente percebe que muitos municípios deixaram de comemorar, mas Cacique Doble, está de parabéns pela iniciativa de todos os anos realizar o desfile", diz Claudio. Para o prefeito Clairton, o amor à Pátria é a essência para um país melhor, e essa iniciativa deve estar presente nas escolas para que desde crianças, eles conheçam a importância do 7 de Setembro. "O 7 de Setembro é um dia muito especial para nós caciquenses e essencialmente nós brasileiros. É uma data que nos dá orgulho marca a nossa independência. Apesar de estarmos vivendo em um momento muito crítico e complicado do nosso país, nos sentimos orgulhosos frente à administração de podermos através da comissão organizadora realizar o desfile. Independente das dificuldades nós temos a obrigação como brasileiros de desenvolver, criar e de mostrar, principalmente, aos nossos alunos esse senso cívico e nosso amor à pátria. Independente das dificuldades, nós temos que fazer a nossa parte, somos brasileiros e devemos amar a nossa pátria. E por isso essa maravilha de desfile, com participação das escolas e comunidade. Agrademos todos os envolvidos, especialmente aos professores, diretores e alunos por esse esforço em não deixar morrer essa sensibilidade que devemos ter pelo nosso país", destaca o prefeito. Um exemplo de patriotismo a ser seguido é o da estudante do 9º ano, da Escola Paulo Vila Verde, Tauna Bernadete Demartini, que acordou cedo para vir participar de desfile de Sete de Setembro. "Pra mim significa amor á pátria, orgulho do Brasil. Eu acordei era 5h40min me arrumei e vim de São Jorge [comunidade do interior], eu acho que é um ato cívico muito importante e todos deveriam participar", afirma Tauana, com sensação de dever cumprido. Homenagem aos patronos das escolas Com o destaque para as escolas da rede municipal e estadual, foram homenageados os patronos das escolas municipais: Albino Calgaroto, Belmiro José Granzotto, Profª Ivone Salete Peruzzolo Demartini. E as escolas estaduais: Sylvio Dal Moro, Indígena Estelito Malaquias, Indígena Faustino Ferreira Doble e Indígena Maria Jasinta Franco. A Família Granzotto que faz parte da história do município e dá nome há uma das escolas mais antigas de Cacique Doble, Belmiro José Granzoto, foi representada pelos filhos e a matriarca da família, que com seus 87 anos, participou do desfile. O filho Romeu Granzotto ficou impressionado com a beleza do desfile e agradeceu homenagem recebida. "Estamos simplesmente admirados com o desfile, estava maravilhoso, bem organizado, foi super legal, o que a gente viu é realmente uma mostra do civismo. Eu levo daqui uma imagem linda. Nós queremos deixar nossa gratidão à a todos os envolvidos pelo lindo desfile", comenta Romeu. Para a bela caminhada, participaram 1200 alunos, mais de cem professores e aproximadamente 50 funcionários.